Bilionário da educação expande negócios para a área de comunicação
Chaim Zaher, dono do grupo SEB, com 300 mil alunos, tenta comprar tradicional rádio Tupi no Rio

Chaim Zaher, bilionário à frente do grupo SEB, um dos maiores conglomerados de ensino privado do país, tem expandido seus negócios para além da área da educação.
Um conhecido do empresário disse a um interlocutor do Radar que o libanês naturalizado brasileiro quer ampliar sua presença no setor das comunicações no país.
Atualmente, ele é dono do grupo Thathi, que detém um portal de notícias, uma TV aberta em Ribeirão Preto (SP) e a rádio Nova Brasil FM, sediada em São Paulo e que está em diversos estados. Em 2020, ele comprou as geradoras do SBT em São José dos Campos, da Record em Campinas e da Band em Santos.
O próximo movimento do empresário pode ser uma oferta de compra da tradicional Rádio Tupi no Rio, que conta com um time de jornalistas e faz transmissões ao vivo de jogos de futebol.
Essas duas rádios estão para firmar uma parceria editorial para que a Nova Brasil, que no modelo atual praticamente só toca música, passe a levar ao ar boletins de notícias e transmissões ao vivo produzidos pela Tupi. Essa parceria seria o primeiro passo para um possível acordo de compra da rádio carioca, fundada em 1935.
Depois que a primeira versão desta nota foi publicada, o empresário Chaim Zaher procurou o Radar para esclarecer que não pretende, por ora, fazer uma oferta pela Tupi. Ele disse, contudo, que o negócio fatia sentido no processo de expansão das suas atividades na área das comunicações.
“Estamos sempre avaliando negócios no setor e faria muito sentido para nós termos a Tupi no nosso portfólio, mas neste momento estamos tocando a parceria de conteúdo e uma compra não está em discussão”, disse ele. As duas rádios vão ocupar o mesmo prédio no centro do Rio para facilitar a troca de conteúdos.
O grupo SEB, do qual Zaher é dono, detém no Brasil marcas de escolas de ensino básico privadas famosas, como a canadense Maple Bear e a queridinha das celebridades Carolina Patrício. O grupo também é dono da Universidade Dom Bosco. Em agosto do ano passado Zaher se tornou o maior acionista do grupo Yduqs, que detém as universidades Estácio e Ibmec.