ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Aéreas fecham mesa de negociação com governo sobre preço do querosene

Companhias calculam que hoje combustível corresponde a 40% dos custos das empresas

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 Maio 2022, 12h47 - Publicado em 6 Maio 2022, 12h10

Fortemente impactadas pela alta do querosene de aviação, as companhias aéreas estão otimistas com o diálogo aberto com o governo para tratar do tema.

Representantes do setor se encontraram nas últimas semanas com os ministros Marcelo Sampaio (Infraestrutura), Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia) e Carlos Alberto Gomes de Brito (Turismo) e acertaram: já a partir deste mês, haverá encontros periódicos para se discutir o preço do combustível que hoje responde por 40% dos custos das empresas.

“Não queremos pedir desoneração ou redução de tributos. Queremos justamente construir esse diálogo permanente com o governo e que convidem a Petrobras, o Ministério de Minas e Energia e a ANP se for o caso”, diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, associação que representa as empresas.

Apenas em 2021, o querosene de aviação teve alta de 92% e, em 2022, o preço do combustível já aumentou 48%. “Ele é dolarizado e segue as volatilidades internacionais, ou seja, a guerra na Ucrânia e o aumento no câmbio acabam impactando no preço do bilhete”, diz Sanovicz.

E por falar em tarifa das passagens, o setor também se diz otimista em relação ao debate sobre despacho de bagagem.

Continua após a publicidade

Na semana passada, a Câmara aprovou o fim da cobrança em separado, mas o ministro da Infraestrutura já avisou que, se a MP for aprovada do jeito que está, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vetará a emenda. O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado.

“Esperamos que seja um debate mais tranquilo, menos corrido do que foi na Câmara. Não existe despacho grátis de passagem, o preço será dividido entre todos os passageiros. É uma dinâmica mundial que a tarifa da bagagem seja cobrada em separado”, afirma o presidente da Abear.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.