Acordo quer aumentar a presença de startups brasileiras na Espanha
Memorando de entendimento entre entidades brasileiras e espanholas deve facilitar intercâmbio de negócios entre os países
Com presença relevante em negócios brasileiros, a Espanha quer fortalecer o intercâmbio e promover empresas do Brasil no país. Um memorando entre a ApexBrasil e a Câmara de Comércio Brasil-Espanha foi assinado na semana passada.
“Nosso esforço este ano será trazer empresas brasileiras, aumentar o número de empresas brasileiras que venham para a Espanha”, disse a presidente da entidade, Trinidad Jimenez, que já foi ministra de Assuntos Exteriores do governo espanhol.
“As empresas espanholas já estão no Brasil. Todas. Grandes, pequenas, medianas, novas. Os empreendimentos brasileiros são menos na Espanha”.
Jimenéz acredita que o movimento de startups no Brasil tem potencial no mercado espanhol, além de pequenos empreendedores e empresas ligadas à sustentabilidade.
“Acreditamos que qualquer setor pode ser bem acolhido na Espanha. Mas os setores de empreendimento e setores ligados a novas tecnologias, digitalização e o setor verde têm muitas oportunidades”, avaliou.
“Eu quero que venham as empresas brasileiras porque fazem transferências de tecnologia. São muito boas. Então, para nós é muito importante”
A advogada Cássia Monteiro, sócia do escritório L.O. Baptista, trabalha no Brasil com a entidade espanhola e destaca que o mercado de startups brasileiro é centenas de vezes maior do que na Espanha. Segundo ela, não há, no país europeu, empresas tão criativas e inovadoras.
Além de estar em comunicação com as administrações públicas da Espanha e do Brasil, a Câmara de Comércio ajuda empresas a se estabelecerem no mercado espanhol, com questões burocráticas, ou até mesmo na busca de sócios e investidores.