Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A queda da movimentação do complexo portuário gaúcho no mês da enchente

Insumos de fertilizantes puxam redução no movimento dos portos do RS; unidade de Porto Alegre não operou em maio e a de Pelotas ficou 15 dias fechada

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 jun 2024, 15h30

As movimentações dos portos do Rio Grande do Sul caíram 2,39% de janeiro a maio de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O balanço leva em conta as unidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, que ficou fechada por cerca de 30 dias por conta das enchentes.

O porto de Rio Grande, porém, não paralisou a atividade e movimentou mais de 15,4 milhões de toneladas, 2,27% a menos do que em 2023. A soja, principal produto escoado pelo complexo poruário gaúcho, teve crescimento em maio. Os insumos para fertilizantes, porém, foram os maiores responsáveis pela queda na movimentação.

Apesar de “movimentação zero” na unidade de Porto Alegre em maio, e a unidade de Pelotas paralisada por 15 dias, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, diz que “não se pode afirmar 100% que é em função da enchente que ocorreu essa dminuição”.

“A gente segue ainda monitorando e tratando, tanto com as indústrias, com os operadores, com todos os terminais, para fazer esse levantamento, na sequência agora do que pode gerar também o que aconteceu com as lavouras e tudo mais”, afirma Klinger.

O balanço, divulgado na quinta-feira, mostra também os principais países com relação comercial com o complexo portuário gaúcho. As exportações vão, principalmente, para China, Vietnã e Filipinas. Enquanto, as importações vêm da Argentina, China e Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.