Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A aposta do governo federal no cultivo de famoso fruto amazônico no DF

Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional quer investir em logística e capacitação da agricultura familiar

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 ago 2022, 14h55 - Publicado em 29 jul 2022, 15h30

Focada em agricultura familiar, a Rota da Fruticultura do Distrito Federal RIDE-DF já aposta em novos cultivos para a região — a plantação de açaí e frutas vermelhas é uma delas.

A iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Econômico, do governo federal, foi criada em junho do ano passado e engloba, além do DF, 33 municípios de Minas Gerais e Goiás.

A expectativa é que 1.000 famílias gerem, cada uma, cerca de 250.000 reais por ano com plantações de açaí, por exemplo, totalizando aproximadamente 43 milhões de reais em impostos.

Já em relação à produção de mirtilo, 100 famílias poderão gerar, cada uma, 300.000 por ano, totalizando cerca de 30 milhões de reais em impostos.

O novo polo frutícola é voltado para as frutas vermelhas — morango, mirtilo, amora e framboesa –, e também paro o próprio açaí e a jabuticaba, mas sem esquecer das demais culturas que já são exploradas, como goiaba, mamão e maracujá.

Continua após a publicidade

Para potencializar a produção, foram entregues 32 caminhões, 43 microtratores e 26 câmaras frias para uso direto na fruticultura de cada região.

Os equipamentos vão ajudar na logística de distribuição dos produtores de frutas da Rota da Fruticultura e foram obtidos via emendas parlamentares.

A Rota planeja uma central comercializadora para atender todos os produtores da região, capacitando-os para ter produtos de qualidade internacional, unindo o setor público ao setor privado por meio de parcerias, apoiando e fortalecendo os produtores das regiões.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.