Assine VEJA por R$2,00/semana
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

80% dos brasileiros levam em conta avaliação de produtos antes da compra

Segundo levantamento, 67% pesquisam sobre marcas e preços na internet

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 set 2021, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A pandemia elevou as vendas pela internet no Brasil. Os consumidores estão considerando cada vez mais as avaliações dos usuários dos produtos na hora decidirem pelas suas compras.  

    Publicidade

    De acordo com estudo do Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores consideram fundamental que a marca ou produto de seu interesse tenha avaliações positivas de outros compradores antes de tomarem suas decisões. 

    Publicidade

    Isso ocorre porque também porque as pessoas passam mais tempo pesquisando sobre seus objetos de desejo. Segundo o levantamento, 67% dos compradores pesquisam sobre preço, marca e informações dos produtos antes de efetuarem uma compra. 

    Essa rede de informações ajuda a criar um ciclo virtuoso, que pode atrair mais consumidores. Segundo o estudo, 51% dos consumidores escrevem uma resenha sobre o produto, marca ou loja quando ficam satisfeitos com a compra. Já 65% comentam com conhecidos quando isso ocorre. 

    Publicidade

    Estes dois dados indicam um padrão híbrido no comportamento do consumidor que, apesar de usar a internet para pesquisar sobre produtos, ainda se vale do antigo boca a boca.

    Continua após a publicidade

    Há, contudo, segundo o estudo, diferenças geracionais no comportamento do consumidor. Ao ficarem satisfeitos com suas compras, os millennials (53%) e a geração X (52%) são os mais propensos a fazerem comentários dos produtos nas plataformas de avaliação. 

    Publicidade

    Já 46% dos representantes da geração Z preferem manifestar suas impressões individualmente em seus próprios perfis e a geração Y (43%) é a que mais interagem com as marcas em seus perfis oficiais.

    A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em todo território nacional. 

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.