Fusão com a Gol ficou para trás? A dura reação da bolsa à RJ da Azul
VEJA Mercado: especialistas falam sobre as ameaças da Rússia a Trump e como a nova recuperação judicial no setor aéreo afeta investidores e consumidores
VEJA Mercado | 28 de maio de 2025.
A Rússia reagiu duramente a uma polêmica fala do presidente americano Donald Trump. Na Truth Social, ele afirmou que Vladimir Putin está “brincando com fogo” e que, se não fosse a atuação dele, as “coisas poderiam ficar realmente ruins” ao país — em alusão à guerra contra a Ucrânia. O vice-chefe do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, respondeu as declarações no X e disse que só conhece uma coisa realmente ruim: a Terceira Guerra Mundial. “Espero que Trump entenda isso”, acrescentou. Nos mercados, o Ibovespa voltou a bater seu recorde histórico e o dólar fechou a última sessão em queda, cotado a 5,64 reais. Os investidores estrangeiros, sozinhos, já aportaram quase 10 bilhões de reais em recursos na bolsa de valores no mês de maio — cifra que corresponde à metade de todos os aportes no ano.
A companhia aérea Azul entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos depois de acumular mais de 30 bilhões de reais em dívidas. A empresa espera sair do processo até o final do ano, mas analistas veem a chance como improvável. Diego Gimenes entrevista Mauricio Valadares, diretor de investimentos da Nau Capital, e Felipe Sant’Anna, especialista em investimentos da Axia Investing. Sant’Anna afirmou que o problema do setor aéreo no Brasil é estrutural e que “nenhuma empresa vai prosperar no modelo atual”. Ele diz ainda que as chances de uma fusão da empresa com a Gol diminuem e que o processo fica em segundo plano com a recuperação da empresa nos EUA. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify!