Contingenciamento é recado político importante, diz Roberto Padovani
VEJA Mercado: economista-chefe do banco BV diz que medida de Haddad é simbólica e não resolve todo o problema, mas que é relevante politicamente
VEJA Mercado | 19 de julho de 2024.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta sexta-feira, 19. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o contingenciamento de 15 bilhões de reais no orçamento para tentar cumprir a meta fiscal do Brasil em 2024. O movimento deve ser confirmado na divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Públicas, na próxima segunda-feira. Em outras palavras, são recursos que serão bloqueados para tentar evitar um déficit muito grande. A meta deste ano estipula um déficit de no máximo 0,25% do PIB.
Declarações do presidente Lula sobre o assunto voltaram a preocupar o mercado. O dólar encostou na marca dos 5,60 reais. Investidores acompanham com atenção uma pane em sistemas globais que prejudicam o funcionamento de companhias aéreas, bancos e sistemas de comunicação. Diego Gimenes entrevista Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter e LinkedIn, a partir das 10h.
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify
Oferecimento de JHSF