ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Gestão da economia hoje não é pior do que na era Dilma, diz Felipe Salto

VEJA Mercado: economista-chefe da Warren Investimentos afirmou que há diretrizes na Fazenda, mas reconhece que falta sensibilidade para definir prioridades

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 fev 2025, 18h39 - Publicado em 10 fev 2025, 09h00

VEJA Mercado | 10 de fevereiro de 2025.

As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta segunda-feira, 10. O preço da picanha deve dar ainda mais dor de cabeça ao governo Lula nos próximos meses. Os analistas da Genial Investimentos não só projetam que os preços não devem cair, como que eles podem subir por uma combinação de fatores preocupante. A primeira é a produção mais escassa mundo afora que fez o preço da arroba do boi subir quase 50% no segundo semestre de 2024. A segunda é a valorização do dólar no Brasil. A depreciação do real aumenta a atratividade das exportações da agropecuária e pode provocar um desabastecimento do mercado interno. Ambos os fatores devem pressionar a inflação ao longo de 2025 e piorar um cenário que já não está fácil nos supermercados.

Um estudo da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) do Congresso Nacional projeta um cenário crítico para as finanças públicas a partir do ano de 2027. As despesas obrigatórias pode consumir quase todo o orçamento nos próximos anos e restringir os investimentos, bem como paralisar a oferta de alguns serviços públicos. O governo tenta convencer o mercado e o Congresso de que o pacote fiscal é suficiente para provocar um alívio nas despesas nos próximos anos.

O presidente Lula já mandou avisar que, no que depender dele, o governo não enviará medidas de cortes de gastos adicionais ao Congresso. O presidente americano Donald Trump anunciou que vai impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio do país. Diego Gimenes entrevista Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify.

Continua após a publicidade

Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify

Oferecimento de JHSF

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.