Interferência? A mensagem que Lula passa ao colocar Mantega na Eletrobras
VEJA Mercado: programa aborda disputa ferrenha entre BYD e Tesla, os reveses de Musk nos EUA e a polêmica indicação de Mantega ao conselho da Eletrobras
VEJA Mercado | 31 de março de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta segunda-feira, 31. O presidente americano Donald Trump afirmou em entrevista à NBC que está furioso e muito irritado com a postura do presidente russo Vladimir Putin por causa de sua postura em relação à Ucrânia. Putin sugeriu formas de instalar uma nova liderança no país e afastar o seu presidente Volodymyr Zelenskiy. Trump ameaçou impor tarifas de até 50% sobre o petróleo russo caso os países não cheguem a um acordo para o fim da guerra e suspender as relações comerciais com os países que comprarem da Rússia.
Nos mercados, a gigante chinesa BYD afirma ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em 2024 e ultrapassou a americana Tesla pela primeira vez na história. Sob o comando do bilionário Elon Musk, a gigante automotiva vem de dois meses consecutivos com quedas de 50% nas vendas para países da União Europeia. As ações caem quase 40% no acumulado do ano.
Para esquentar de vez a história, o presidente americano Donald Trump decidiu impor tarifas de 25% sobre a importação de todos os automóveis fabricados fora dos Estados Unidos. No Brasil, o governo Lula decidiu indicar o ex-ministro Guido Mantega para um cargo no conselho fiscal da Eletrobras. Diego Gimenes entrevista Diogo Schelp, editor de VEJA e VEJA Negócios. Ele diz que o movimento sinaliza a intenção do governo de colocar pessoas de confiança na empresa e uma guinada rumo ao desenvolvimentismo para tentar recuperar sua popularidade. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify.
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify
Oferecimento de JHSF