Eleições e manobras do governo podem frustrar cortes de juros no Brasil
VEJA Mercado: rebaixamento da nota de crédito americana e suspensão de exportações de frango por gripe aviária também são assuntos do programa
VEJA Mercado | 19 de maio de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta segunda-feira, 19. O governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência de saúde animal para gripe aviária e iniciou vistorias em 94 propriedades no último final de semana. Na sexta-feira, o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou o foco em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul. As exportações de frango e derivados brasileiros estão suspensas para nove países — incluindo a China e a União Europeia.
No exterior, um revés para o presidente americano Donald Trump. A agência de classificação de riscos Moody’s removeu a classificação soberana para a economia dos EUA e rebaixou a nota de crédito da maior economia do mundo de AAA para AA1. A dívida cada vez maior dos americanos e os juros elevados foram os principais responsáveis pela piora na avaliação da agência. A perspectiva para os próximos meses é estável. “As sucessivas administrações e o Congresso dos EUA falharam em chegar a um acordo sobre medidas para reverter a tendência de grandes déficits fiscais anuais e custos crescentes de juros”, disse a Moody’s em um comunicado.
Diego Gimenes entrevista Adauto Lima, economista-chefe da Western Asset. O especialista alerta que as especulações sobre aumentos em benefícios sociais e as possíveis manobras do governo para inverter a queda em sua popularidade e tentar garantir a reeleição podem frustrar a expectativa de cortes de juros no Brasil em 2026. Atualmente, bancos e corretoras projetam o início dos cortes justamente em 2026. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify!