A reação do mercado aos recados contraditórios do governo Lula
VEJA Mercado: Lula anuncia novos programas sociais enquanto Haddad promete cortes de gastos; especialista não acredita em mudanças robustas até 2026
VEJA Mercado | 21 de maio de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em baixa na manhã desta quarta-feira, 21. O presidente Lula foi vaiado pelo menos em três ocasiões durante evento da Marcha dos Prefeitos em Brasília na última terça-feira. Apesar do episódio, o presidente tentou adotar um tom cordial e aproveitou a oportunidade para anunciar dois novos programas sociais. O primeiro é o Mais Especialistas, voltado para consultas de especialidades médicas em parceria com o setor privado. A segunda novidade, que ainda carece de detalhes, é a criação de uma nova linha de crédito para a reforma de casas e imóveis. O ministro Fernando Haddad promete anunciar novas medidas fiscais e atualizar o quadro das contas públicas brasileiras na próxima quinta-feira. Na semana passada, o ministro falou em enviar “medidas pontuais” ao presidente Lula para o cumprimento das metas previstas pelo arcabouço.
O ministério da Fazenda estima um custo de 100 bilhões de reais para atualizar a tabela do imposto de renda e afirma que a possível taxação de 10% dos dividendos não deve provocar uma fuga de capital do Brasil. Diego Gimenes entrevista Fernando Siqueira, chefe de análise da Eleven Financial. O especialista não acredita em mudanças robustas como a correção na tabela do Imposto de Renda ou uma reforma mais profunda nesse segmento antes das eleições de 2026, tampouco em cortes de gastos expressivos que tenham efeito nos preços do câmbio e de ativos listados em bolsa. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e VEJA+, a partir das 10h. Ouça também no Spotify!
Ouça o VEJA Mercado também pelo Spotify!