Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Vale é pressionada pela China e analistas apontam outros caminhos

VEJA Mercado: relatório de produção e vendas da mineradora agrada, mas ações são penalizadas por crescimento chinês aquém do projetado

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h10 - Publicado em 19 jul 2023, 11h49

A mineradora Vale divulgou seus números de produção e vendas do segundo trimestre — considerados uma prévia do balanço para esse período. A empresa produziu pouco mais de 78 milhões de toneladas métricas de minério de ferro entre abril e junho deste ano, um incremento de 6% em relação ao mesmo período de 2022. Já as vendas de pelotas de minério de ferro recuaram 0,5% ano a ano, mas as vendas de finos subiram 0,9% na mesma base. Os preços caíram 13% nesse período. O ritmo menor de crescimento da economia chinesa pressionou os preços da commodity e também o valor das ações da Vale, mas alguns analistas defendem o operacional da empresa.

“É inegável que a derrocada do preço das ações da Vale também ocorre pelas questões que envolvem a China. Para nós, especialmente com relação ao mercado imobiliário chinês, o investidor terá que se contentar com crescimentos menores daqui em diante”, avaliam os analistas da Genial Investimentos em relatório enviado a clientes. “Acreditamos que um crescimento mais arrefecido do setor será o ‘novo normal’, de forma que as ações das mineradoras não podem ficar tão à mercê do fluxo de notícias ligado a esse segmento específico da economia chinesa, sendo que há outras dinâmicas positivas, muitas vezes ligadas ao micro e não ao macro”, concluem. No acumulado do ano, as ações da Vale têm desvalorização de 22%.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.