Uso de cartão empresarial registra alta de 45% em transações no Brasil
Pagamento por aproximação em cartões corporativos cresceu 90% em comparação com 2023

A Visa acaba de divulgar uma nova análise da Visa Consulting & Analytics (VCA), seu braço de consultoria, sobre o comportamento de uso de credencial empresarial no Brasil. O levantamento abrangeu o período de janeiro a dezembro de 2024, em comparação com o mesmo intervalo de 2023, e revelou que as transações com cartões utilizados para movimentar o capital de giro das empresas cresceram em torno de 45% no país. Entre os principais destaques está o avanço significativo do pagamento por aproximação, que aumentou superior a 90% em relação ao ano anterior.
As transações online também apresentaram crescimento expressivo, com alta superior ao avanço de quase 40% registrado nas transações presenciais com uso de senha ou chip.
A análise também apontou um aumento de 40% nas transações internacionais realizadas com cartão empresarial, puxado principalmente por compras de brasileiros em sites estrangeiros.
Em relação aos segmentos que mais se destacaram no uso de credencial empresarial, os maiores crescimentos foram registrados nas compras de artigos digitais – como aplicativos, plataformas de música, filmes e livros –, com aumento de 140% no número de transações em relação a 2023. Em seguida, setores como transporte (táxis, transporte público, pedágios), com alta de 85%, e entretenimento (cinemas, teatros, atrações turísticas), com 80%, também apresentaram aumentos significativos. Os segmentos de comida e restaurantes cresceram 70% e 65%, respectivamente, reforçando a presença dos cartões em atividades ligadas à rotina operacional das empresas. Também houve avanço nas compras de equipamentos comerciais (55%) e em supermercados, que, além de registrarem crescimento de 55%, lideraram em representatividade entre os segmentos analisados.