Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Seis a cada dez pessoas andam de Uber na grande São Paulo, diz Datafolha

Após 10 anos na cidade, aplicativo é visto como positivo para a economia e a mobilidade urbana

Por Felipe Erlich 9 ago 2024, 12h01

Em comemoração pelo aniversário de dez anos da Uber na cidade de São Paulo, a empresa estadunidense encomendou uma pesquisa para entender como o aplicativo de mobilidade impacta a vida dos paulistanos. Segundo o Datafolha, instituto responsável pelo levantamento, seis a cada dez moradores da região metropolitana de São Paulo fazem viagens de carro através da Uber com alguma frequência. Parcela semelhante da população (66%) considera que aplicativos de mobilidade, como os da Uber, 99, entre outras marcas, melhoram a economia do país como um todo. Na mesma linha, quase todos os paulistanos (96%) veem as plataformas como uma alternativa para complemento de renda. Cerca de 76% dos respondentes dizem conhecer alguém que utilizou essa tecnologia como instrumento de trabalho.

Em relação à mobilidade urbana na cidade de São Paulo, os resultados da pesquisa também deram muito para a Uber comemorar. Oito a cada dez paulistanos afirmam que o surgimento de aplicativos desse tipo na última década melhorou sua qualidade de vida. As razões para a melhora são diversas, desde comodidade à segurança. Quase todos os entrevistados (95%) reconhecem que a Uber ajuda a evitar acidentes de trânsito envolvendo pessoas que consumiram bebidas alcoólicas, dado que elas podem utilizar o serviço da empresa ao invés de dirigir. A maioria (85%) também acredita que os trajetos das mulheres ficaram mais seguros, tendo mais uma alternativa à caminhadas sozinhas à noite, por exemplo. Para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, a empresa se propõe a oferecer cada vez mais soluções aos clientes através de seus ativos tecnológicos. “A Uber mantém o desafio de continuar transformando a maneira como milhões de brasileiros se locomovem”, diz.

O tempo de lazer dos cidadãos paulistanos foi beneficiado pelas plataformas de mobilidade, segundo a pesquisa. Seis a cada dez moradores da capital dizem que saem mais à noite e aos fins de semana graças à tecnologia. Já sete a cada dez, afirmam que passaram a frequentar mais locais da cidade de maneira geral, saindo mais de casa. Esses e outros achados da pesquisa decorrem, ao menos em parte, do fato de que diminuiu a dependência dos paulistanos pelo carro de uso particular, como apontado por 85% dos respondentes. A população não apenas conta com a alternativa dos aplicativos de transporte, como podem combinar o uso desses com o transporte público, tendência ascendente entre 72% dos entrevistados.

Além do levantamento do Datafolha, como parte das celebrações de 10 anos do Uber na cidade de São Paulo, a companhia instalou temporariamente duas ativações inéditas, Uber Tobogã na estação de metrô São Bento, e o Uber Barco, no Rio Pinheiros, que estiveram disponíveis por duas semanas de forma gratuita para os moradores ou visitantes da capital paulista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.