ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Relatório põe o Brasil entre os países mais complexos para fazer negócios

Classificado em primeiro lugar em 2022, o país melhorou sua posição, mas continua entre as 10 regiões mais complexas

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 Maio 2025, 06h00

O Brasil, que já foi a jurisdição mais complexa do mundo para se fazer negócios, passou por uma mudança significativa. De acordo com a 12ª edição do Índice Global de Complexidade de Negócios (GBCI) da TMF Group, o país passou do primeiro lugar em 2022 para o sexto lugar em 2025. “A reforma regulatória, a digitalização de processos e a crescente adoção de tecnologia estão contribuindo para um ambiente de negócios mais ágil, mas não são os únicos requisitos”, diz Mauricio Catâneo, Country Head da TMF Group no Brasil.

O GBCI examina os ambientes de negócios em 79 jurisdições, que representam 94% do Produto Interno Bruto (PIB) global e 95% do Investimento Estrangeiro Direto (IED) líquido, utilizando 292 indicadores que abrangem conformidade fiscal, regulamentações de recursos humanos, padrões contábeis, entre outros.

No Brasil, a complexidade ainda existe, principalmente em áreas relacionadas à conformidade contábil e tributária (A&T, sigla em inglês). “Apesar dos avanços, a sobreposição dos sistemas tributários federal, estadual e municipal continua sendo onerosa, especialmente quando integrada às normas contábeis internacionais como as IFRS e os US GAAP, e o debate em curso sobre a reforma tributária adiciona ainda mais incertezas”, diz Catâneo.

No entanto, o Brasil alcançou avanços significativos, segundo o estudo da TMF Group, com investimentos governamentais em infraestrutura, no valor de mais de 2 trilhões de reais, com o objetivo de otimizar os corredores comerciais por meio de melhorias em rodovias, portos, aeroportos e ferrovias.

A tecnologia é um importante facilitador da mudança, e o monitoramento de transações em tempo real, os sistemas de relatórios eletrônicos e as ferramentas de compliance automatizado estão ajudando as empresas a potencializar as operações e mitigar riscos. Ainda assim, a integração dessas ferramentas também introduz novas complexidades na conciliação, na transparência e na supervisão regulatória.

Continua após a publicidade

O mercado de trabalho se adaptou rapidamente aos novos formatos. Particularmente em centros urbanos como São Paulo, o modelo híbrido se tornou norma nos setores de serviços. Embora a inflação salarial e a retenção de talentos continuem sendo desafios, as empresas estão respondendo com acordos de trabalho mais flexíveis e estratégias de contratação remota.

A gestão da cadeia de suprimentos é outra área em que o Brasil está avançando e as empresas estão utilizando ferramentas digitais para monitorar a logística, rastrear mercadorias em trânsito e otimizar rotas, minimizando perdas e aumentando a eficiência. Essa tendência reflete um padrão global, à medida que as empresas buscam resiliência por meio da diversificação e da adoção de tecnologia.

A lista das 10 jurisdições mais complexas deste ano inclui Grécia, França, México, Turquia, Colômbia, Brasil, Itália, Bolívia, Cazaquistão e China, enquanto as menos complexas são as Ilhas Cayman, Dinamarca, Nova Zelândia, Hong Kong, Jersey, Holanda, Jamaica, Ilhas Virgens Britânicas, Curaçao e República Tcheca.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.