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Por que pneus importados podem voltar a ficar mais caros

Associação Nacional da Indústria de Penumáticos (Anip) pede aumento da alíquota de importação de produtos asiáticos

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 set 2025, 16h39 - Publicado em 22 set 2025, 16h15

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) vai se reunir nesta terça-feira, 23, para decidir sobre um novo aumento na alíquota de importação de pneus estrangeiros, principalmente da Ásia. Em outubro do ano passado, o governo elevou a alíquota de 16% para 25% o que a Associação Nacional da Indústria de Penumáticos (Anip) julga ser insuficiente. A associação quer um novo imposto de 35% sobre a importação do produto.

De acordo com estudo da consultoria LCA, em abril deste ano o pneu importado da Ásia ingressava no mercado brasileiro ao custo de US$ 3,2 por kg, valor 57% menor que os US$ 5,6 praticado no mercado internacional. Entre outubro de 2024 e maio de 2025, a China, que concentra 77% das importações de pneus no Brasil, praticava o preço de US$ 2,7 por kg.

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