Petrobras: gestora reflete sobre como se posicionar para as eleições
Gestores da Kinea discutiram o conceito de positioning em carta trimestral enviada a clientes

Os gestores da Kinea enviaram a carta mensal trimestral de ações aos seus clientes e discutiram como o conceito de positioning afeta as ações da Petrobras sobretudo em período de eleições presidenciais. O conceito de positioning refere-se à maneira como os participantes do mercado estão alocados em ativos específicos ou temas de investimento. “Poucos ativos refletem tão bem a sensibilidade ao positioning quanto a Petrobras. Houve uma clara redução de exposição por parte dos investidores diante da incerteza sobre política de preços, governança e intervenção estatal nas eleições”, escrevem.
Entretanto, a manutenção temporária de dividendos elevados e sinais de pragmatismo provocaram forte recuperação das ações. Os gestores afirmam que esse caso mostra como o positioning excessivamente defensivo pode criar distorções de preço e oportunidades de reversão — mesmo em ativos que carregam ruídos políticos persistentes. “Entender como os agentes estão alocados, quais narrativas já estão precificadas e onde existe espaço para surpresa torna-se uma vantagem competitiva real”, concluem.