O que a volta da CPMF teria a ver com o preço dos combustíveis
Estudo do Senado aponta criação de fundo para abatimento das tarifas, que seria abastecido com recursos do velho imposto
Uma não tão benquista e velha conhecida dos brasileiros voltou ao centro das discussões — ao menos dentro do núcleo de estudos legislativos do Senado. Um texto assinado pelo advogado Daniel Amim Ferraz e pelos advogados, Paulo Roberto Alonso Viegas, consultor legislativo da Casa, aponta a possibilidade da criação de um fundo para abatimento do preço dos combustíveis em momentos de crise. O entrave é como pagar. Para isso, os autores evocam a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, a famosa CPMF.
Uma possibilidade que já foi apresentada como solução para enfrentamento do problema refere-se à criação de um fundo, ainda que funcione em períodos determinados, por exemplo, enquanto durarem os efeitos da Guerra da Ucrânia, defende o texto. “Os pontos controversos dessa ideia referem-se, primeiro, à aceitação de uma política intervencionista pelas forças da sociedade civil organizada no atual momento. Segundo, pela configuração da forma de financiamento desse fundo”, continua. “Pode-se pensar em novas receitas fiscais para o financiamento do fundo, como a recriação da CPMF ou a criação de um imposto sobre exportação exclusivamente sobre petróleo e gás, o que não pressionaria as contas fiscais por se tratar de tributo adicional aos atualmente cobrados pela União”, contextualiza. “Críticos podem afirmar que a medida implicaria exportação de tributos, o que seria um absurdo. Defensores, de outra forma, podem argumentar que o petróleo tem oferta limitada e se trata de um bem essencial, sendo que a cobrança de uma pequena alíquota sobre sua exportação não dificultaria sua venda”, dizem os autores.
Leandro Lima vai para hospital após ingerir gasolina em casa
Mendonça pede informações ao governo Lula sobre indicação de mulher negra ao STF
Jogos de hoje, quarta, 12 de novembro: onde assistir futebol ao vivo e horários
Flávio diz que Gonet envergonha o MPF e o chefe da PGR reage ao filho de Bolsonaro
Inmet emite alerta laranja para tempestades em SP e outros três estados nesta quinta, 13







