O lucro bilionário recorde da XP no 1º trimestre de 2025
Empresa reporta resultado recorde e reforça disciplina de custos e eficiência de gestão

A plataforma de investimentos XP Inc. apresentou um lucro líquido ajustado de 1,2 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano, um salto de 20% sobre o mesmo período do ano passado – número recorde, de acordo com o balanço da empresa divulgado na noite desta terça-feira, 20.
O lucro por ação – uma medida comum usada por empresas com ações negociadas no exterior – no primeiro trimestre deste ano foi de 2,29 reais, uma alta de 24% sobre igual intervalo em 2024, explicado principalmente pelo programa de recompra de ações realizado pela companhia. Após a recompra impulsionar os resultados do trimestre, a XP Inc. anunciou um novo programa, de 1 bilhão de reais.
O faturamento líquido da companhia de janeiro a março foi de 4,3 bilhões de reais, crescimento de 7% frente a igual intervalo um ano antes. O desempenho na base anual é resultado da divisão corporativa e de varejo da empresa, além dos serviços para emissores.
“Mesmo em um cenário de volumes baixos na indústria, ganhamos participação de mercado no espaço de DCM (operações de crédito)”, diz trecho das demonstrações financeiras. “Foi um trimestre forte para o segmento corporativo, já que capturamos oportunidades cross sell (venda cruzada), principalmente em derivativos e energia.”
Nas métricas operacionais, os ativos totais de clientes somaram 1,3 trilhão de reais no primeiro trimestre de 2025, alta de 13% sobre igual período do ano anterior, com captação líquida de 24 bilhões de reais no intervalo, expansão de 79%. O número de clientes da XP Inc. avançou 2% também na base anual de comparação.
Importante indicador para instituições financeiras, o retorno sobre patrimônio (ROAE) subiu de 20,7% no primeiro trimestre de 2024 para 24,1% no mesmo período deste ano.