O dilema do iFood ao negociar a compra da Alelo
Rebate, programa de descontos das ticketeiras às empresas credenciadas, é objeto de extensa disputa no Cade

O iFood enfrenta um dilema. Nesta quarta-feira, 23, o jornal Valor Econômico divulgou o interesse da empresa na aquisição da Alelo por cerca de 5 bilhões de reais. A questão é que as duas companhias estão em lados opostos na discussão sobre a regulamentação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), programa do governo para que as empresas ofereçam uma alimentação adequada aos trabalhadores em troca de incentivos fiscais.
De um lado, o iFood quer o fim do rebate, que é um desconto dado pelas operadoras de vales-alimentação e refeição ao negociar contratos com as empresas. O iFood diz que o custeio dessas vantagens viria das taxas abusivas que as ticketeiras cobram dos restaurantes credenciados.
Do outro, a Alelo, tradicional empresa do setor, seria uma das principais adeptas da prática. Uma investigação sobre a questão foi aberta no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: