O combo de Black Friday, Natal e Copa no aquecimento do varejo
Entidades projetam que o setor venderá mais do que em 2014, quando a Copa do Mundo FIFA foi sediada no Brasil
O final de ano costuma alavancar o setor do comércio, em razão de datas como Black Friday e Natal. Neste ano, mais um evento promete ser um incentivo para o segmento, a Copa do Mundo. Após quedas consecutivas na atividade varejista nos últimos meses, devido à alta da inflação e dos juros, a expectativa é de aquecimento no último trimestre de 2022. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um crescimento de 7,9% no faturamento do varejo em relação a 2014, ano em que o Brasil foi sede da Copa. Já a Associação Brasileira do Varejo (ABV) indica um aumento de até 12% nas vendas neste período.
Analistas também preveem o crescimento de vendas de segmentos específicos, como eletrônicos, uma vez que historicamente o brasileiro investe em TVs novas para assistir à Copa. Segundo a GFK, consultoria em pesquisa de mercado, a procura por aparelhos novos deve começar 45 dias antes dos jogos e a alta no volume de vendas deve ser de 2%.
Gabriela Mative, diretora de recursos humanos da Luandre, companhia de contratação, chama a atenção para a oportunidade de vagas temporárias no período. “A Lei 13.429/17 ampliou o contrato do trabalho temporário para até 180 dias, com possível prorrogação por mais 90 dias. O temporário tem direitos como férias, décimo terceiro salário e a possibilidade de efetivação futura”, diz.
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