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Número de consumidores que acionam a Justiça contra empresas diminui 35%

Levantamento da Softplan indica que bancos e empresas de energia são as que mais sofrem com judicialização

Por Felipe Erlich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 mar 2025, 11h50

Os consumidores brasileiros têm recorrido menos à Justiça para resolver problemas com empresas das quais adquirem produtos ou serviços. Houve uma diminuição de 35% nas demandas consumeristas em 2024 quando comparado ao ano anterior, segundo dados de 1,6 milhão de processos analisados por meio da ferramenta Projuris Jurimetria, do Grupo Softplan, que aplica inteligência artificial e métodos estatísticos para aprimorar a gestão de processos jurídicos. Ao avaliar o recorte de acordos homologados na Justiça brasileira, ou seja, a Softplan identificou que, em 2023, 4% dos processos foram concluídos, ao passo que, em 2024, foram 2,6% — o que representa uma redução de 58% do percentual de acordos realizados. A pesquisa também concluiu que os segmentos de empresas mais acionadas por consumidores na Justiça são: serviços financeiros; eletricidade, gás e outras utilidades; e telecomunicações; nessa ordem.

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