Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Natura, Boticário e Sírio-Libanês lideram ranking de responsabilidade ESG

Empresa de cosméticos e hospital subiram posições, mas Natura segue na liderança

Por Juliana Machado Atualizado em 27 jun 2024, 18h38 - Publicado em 26 jun 2024, 08h35

A Natura, o Grupo Boticário e o Hospital Sírio-Libanês encabeçam a lista das empresas com maiores níveis de práticas ESG — sigla em inglês para companhias que inserem critérios sociais, ambientais e de governança corporativa em seus negócios — no Brasil em 2023, segundo novo estudo Responsabilidade ESG. O levantamento é produzido pela Merco, empresa espanhola de pesquisa e monitoramento reputacional, que vem avaliando a reputação das empresas desde 2000.

No caso da Natura, trata-se do décimo ano em que a empresa se mantém na liderança do ranking, com a pontuação máxima atribuída. Já o Grupo Boticário subiu da quinta para a segunda colocação na passagem de 2022 para 2023, enquanto o Hospital Sírio-Libanês saiu da 16ª colocação para o terceiro lugar no período. Ainda no grupo das dez empresas mais responsáveis estão Magazine Luiza, Itaú Unibanco, Nestlé, Mercado Livre, Google, Ambev e o Hospital Albert Einstein.

No fim da lista de 100 empresas estão Braskem — com pontuação mínima atribuída –, seguida por Grupo CB, Rappi, Vale, JBS, SAP, BTG Pactual, Claro, XP, Copel e Globo. Vale destacar que essas companhias aparecem à frente de outras, já que o ranking contou com análise de 423 empresas.

O ranking também traz as companhias com melhor colocação por segmento: ambiental, social e de governança. Nos três critérios, a Natura mais uma vez aparece na liderança. Entre as empresas com maior responsabilidade com o meio ambiente, o Grupo Boticário vem em segundo lugar, seguido do Itaú Unibanco. Já dentre as companhias mais responsáveis no âmbito interno, clientes e sociedade, Magazine Luiza vem em segundo lugar, seguida pelo Grupo Boticário. Finalmente, na lista de corporações mais responsáveis do ponto de vista ético e de governança, Itaú Unibanco e o Hospital Sírio-Libanês ocupam o pódio no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O ranking é construído a partir da avaliação de diretores do comitê de direção de empresas que faturam mais de 40 milhões de dólares. Eles devem indicar as cinco empresas mais responsáveis no Brasil, com exceção à empresa que eles próprios representam. Nessa edição, um total de 423 companhias foram analisadas. A partir das 100 melhores colocadas, um grupo vasto de votantes dão nota de zero a 100 a cada uma das companhias. Nessa etapa, são ouvidos especialistas em responsabilidade social e corporativa, analistas financeiros, jornalistas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), sindicatos, associações de consumidores, cidadãos, entre outros. Em seguida, o estudo passa por avaliação técnica dos principais indicadores de responsabilidade das empresas, considerando inclusive a capacidade de atração e retenção de talentos de cada companhia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.