Movimento União BR arrecada R$ 8 milhões para ajudar o Rio Grande do Sul
Entidade já enviou mais de 200 mil itens para diversas cidades do estado

O Movimento União BR, organização especializada em criar hubs de emergência por todo o Brasil, já arrecadou mais de 8 milhões de reais em doações e itens para o Rio Grande do Sul. A entidade já estava atuando na região desde as fortes chuvas, em setembro de 2023 e o trabalho foi intensificado durante a maior tragédia climática do país.
Já foram mais de 200 mil itens entregues, entre refeições desidratadas com fácil armazenamento e específicas para serem usadas em tragédias, kits de higiene pessoal, filtros purificadores de água com capacidade de 10 mil litros por dia. Como a entidade já estava atuando no local, a logística se torna mais eficiente e assertiva. O trabalho está sendo realizado em parceria com o governo do estado do RS, Defesa Civil, ONGs locais e cozinhas solidárias e tem o objetivo de auxiliar as famílias impactadas de forma emergencial. A entidade está atuando novamente com o programa Aviões Solidários da Latam para realizar as entregas.
A ajuda está indo para as cidades mais afetadas pelas chuvas, como: Alvorada, Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias, Charqueadas, Colinas, Cruzeiro do Sul, Esteio, Estrela, Gravataí, Jaguari, Lajeado, Montenegro, Muçum, Porto Alegre, Rocca Sales, Santa Maria, Santa Rita, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Triunfo, Venâncio Aires e Vera Cruz.
O Movimento União BR está recebendo ajuda das seguintes empresas e entidades: Itaú Unibanco, Instituto Helda Gerdau, Febraban, Vibra, N.ideias, XP inc, Instituto Stone, seguradoras Zurich e Zurich Santander, Latam, Fedex, Fundação Alves de Queiroz, Raízen, Ultragaz, Grupo Boticário, Letz Go, Ypê, HDI Seguros e Liberty Seguros, Esportes da Sorte, Instituto Far Hinode, Instituto Lojas Renner, Alba Seguradora, Movimento Bem Maior, Fundação Amor Horizontal, BrazilFoundation, farmacêutica VITAMEDIC, VNP Advogados, Grupo Trigo, Fundação Gerações e Instituto Carisma. O Instituto da Criança é o gestor financeiro da campanha.