Mais da metade das mulheres brasileiras quer empreender, revela Mastercard
Levantamento global da Mastercard revela principais barreiras para mulheres empreendedoras e reforça a necessidade de inclusão financeira

No Brasil, 80% das mulheres já consideraram abrir ou administrar seu próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. A principal barreira para esse avanço é a falta de financiamento, apontada por 37% das mulheres como o maior obstáculo para empreender. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Opinium Research, a pedido da Mastercard, conduzida entre 16 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, com 42 500 entrevistados em 41 países, incluindo 2 000 pessoas no Brasil.
O levantamento faz parte da campanha global “Empowerment for All 2025”, lançada pela Mastercard em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Apesar do forte interesse pelo empreendedorismo, o estudo aponta que apenas 58% das mulheres no Brasil se consideram empreendedoras, um percentual próximo ao dos homens (60%). Entre aquelas que desejam iniciar um negócio, os setores mais buscados são: Venda online (20%); Alimentação e bebidas (18%); e Cosméticos (18%).
O estudo também revelou que 24% das mulheres acreditam que “não é possível para alguém como elas” abrir um negócio, um número ainda mais preocupante entre as mulheres da Geração Z, onde 33% compartilham dessa percepção.