IMC registra prejuízo de R$ 38 milhões; venda do KFC deve dar fôlego
Empresa registrou receita líquida operacional de 504 milhões de reais no primeiro trimestre, em linha com o mesmo período do ano passado

A International Meal Company (IMC), dona das marcas Pizza Hut, Frango Assado e KFC no Brasil, registrou prejuízo de 38,6 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano. É o que mostra a foto, mas não o filme. O resultado foi impactado pelo fim de uma importante operação da rede de restaurantes Margaritaville em Las Vegas, nos Estados Unidos, além de fatores climáticos não programados, que forçou ao fechamento de outras lojas. “A receita cresceu menos de 1%, mas tirando o efeito dos fechamentos crescemos 7%. A margem bruta evoluiu de 29% para 31%”, explica Alexandre Santoro, CEO da IMC. “Gostaríamos de ter avançado mais, mas de maneira geral estamos na direção correta”.
A empresa registrou receita líquida operacional de 504 milhões de reais no primeiro trimestre, em linha com o mesmo período do ano passado. No Brasil, a operação registrou receita de 392 milhões de reais, crescimento de 6% quando comparado ao primeiro trimestre de 2024. O segmento Casual and Mall, liderado pelas marcas KFC e Pizza Hut, registrou receita líquida de 183 milhões de reais no período, crescimento de 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No primeiro trimestre de 2025, a dívida liquida total da companhia ficou em 392 milhões de reais. Do total do endividamento bruto, 86% estão classificados no longo prazo. A alavancagem financeira ficou em 2,6x. “Olhando para o curto prazo, temos consciência dos grandes desafios. Estamos muito confiantes com nossa estratégia e expectativas futuras”, diz Santoro.
Até junho, a IMC espera fechar a venda de uma fatia da operação do KFC no Brasil para Kentucky Foods Chile por cerca de 200 milhões de reais. A IMC manterá 41,7% do capital social e venderá os 58,3% restantes. “A joint venture vai ter um papel transformacional, com impacto imediato. Vamos usar grande parte do recurso da venda para reduzir o endividamento”, diz Santoro.
O KFC é bom negócio para a IMC, mas demanda muito capital. Cerca de 50% do capex anual da companhia é direcionado para a marca. Ao vender o controle da operação, além de reduzir a dívida, a IMC também se desobriga de investimentos futuros, que serão realizados pela Kentucky Foods Chile. “A joint venture dando certo, vamos ter um upside“, diz Santoro.