ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Grupo Safras corre contra o tempo para afastar risco de falência

Tribunal de Justiça suspendeu a recuperação judicial e liberou que credores executem suas dívidas, o que inviabiliza a continuidade do grupo

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 jun 2025, 13h22

Com dívidas de 1,8 bilhão de reais, o Grupo Safras corre contra o tempo para restabelecer a recuperação judicial. Na sexta-feira, 30, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Marilsen Addario, suspendeu o processo sob argumento de ‘falta de transparência documental” e “irregularidades financeiras”.

Na teoria, a decisão é válida por 180 dias; na prática, ela inviabiliza a continuidade do grupo. Isso porque a desembargadora liberou aos credores a possibilidade de execução de suas dívidas junto ao Grupo Safras. No sábado, 31, a agropecuária Locks, credora, autora do agravo que suscitou a decisão da desembargadora, já sequestrou cinco colheitadeiras do grupo.

Curiosamente, a Locks, que possui cerca de 6 milhões de reais em créditos a receber do Grupo Safras, sequestrou o equivalente a 15 milhões de reais em colheitadeiras. Uma delas, inclusive, sob alienação judiciária.

Como a Locks, outros credores também já foram para cima do Grupo Safras. Contas foram bloqueadas e grãos apreendidos. Internamente, o grupo acredita que não sobreviverá por mais três semanas se a decisão que suspendeu a recuperação judicial não for revista.

Nesta segunda-feira, 2, o Grupo Safras deve entrar com pedido de reconsideração no Tribunal de Justiça. Eventuais inconsistências contábeis, que não foram apontadas por auditoria nem pelo Ministério Público, serão corrigidas.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.