Google doa US$ 100 mil para pesquisa em acessibilidade na USP
Investimentos serão destinados ao desenvolvimento de tecnologias inclusivas, como reconhecimento de voz, leitores de tela e interfaces adaptativas
O Google.org, braço filantrópico do Google, vai doar 100 mil dólares (cerca de 570 mil reais) para financiar pesquisas em acessibilidade digital na Universidade de São Paulo (USP). O investimento vai para o desenvolvimento de tecnologias inclusivas, como reconhecimento de voz, leitores de tela e interfaces adaptativas baseadas em inteligência artificial. Os recursos vão beneficiar pesquisadores de graduação e pós-graduação, além de custear equipamentos e participação em conferências.
A iniciativa será liderada pelo professor Marcelo Eler, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). “O objetivo é fomentar conhecimento e desenvolver soluções acessíveis que impactem a experiência de pessoas com deficiência”, afirma.
No ano passado, o Google anunciou a criação do Accessibility Discovery Center (ADC), primeiro centro da empresa dedicado à acessibilidade na América Latina. Previsto para inaugurar em 2026, o espaço fica dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em São Paulo, também localizado na USP, e reunirá engenheiros, designers e pesquisadores para desenvolver soluções inclusivas.
As reações de atrizes veteranas à fala de Regina Duarte na TV Globo
CCJ deu resposta imediata à decisão de Gilmar sobre impeachment de ministros do STF
Greve dos caminhoneiros é até agora um grande fracasso em todo o país
Ações da Anvisa proíbem suplemento de ora-pro-nóbis, vinagre de maçã e produtos com creatina
O que se sabe sobre a greve de caminhoneiros convocada para quinta-feira







