Flamengo e Palmeiras no topo da América
No Top 10, oito clubes pertencem à MLS, com supremacia do Inter Miami

Flamengo e Palmeiras aparecem no topo entre as principais receitas operacionais das Américas em 2024, de acordo com levantamento da Sports Value, divulgado nesta semana. Os rubro-negros ficaram em primeiro, com 212 milhões de dólares, enquanto os alviverdes estão em terceiro, com 144 milhões de dólares.
Os outros oito clubes do Top10 são todos da Major League Soccer (MLS), com destaque para o Inter Miami, time de Lionel Messi e Luís Suárez, em segundo na lista, com 190 milhões de dólares.
As receitas operacionais correspondem ao valor total de venda de produtos e serviços, desconsiderando descontos e impostos. Ainda de acordo com a Sports Value, Flamengo e Palmeiras destacaram-se mais com direitos de transmissão, enquanto as equipes da liga norte-americana, com matchday e patrocínios. “Os times norte-americanos têm uma gama maior de ativos e produtos para oferecer a público e parceiros, além de um poder maior de investimento em outras áreas. Em contrapartida, o futebol é o principal esporte no Brasil, o que dá muito mais peso para os detentores de direitos e patrocinadores de campeonatos”, explica Henrique Guidi, Diretor de Negócios do Grupo End to End. “A maior parte da receita das equipes locais ainda advém dos direitos de transmissão e de patrocínios. Atualmente, por meio da tecnologia, da captação de dados e da inteligência artificial, outras vertentes podem ser trabalhadas para melhorar a relação dos times com o torcedor”, acrescenta Henrique Borges, VP executivo de vendas, marketing e novos negócios na Somos Young.