Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Executivos apontam potencial da IA fazer a maior parte dos trabalhos

Profissionais da América Latina são mais otimistas com a tecnologia do que americanos e europeus, segundo Thomson Reuters

Por Felipe Erlich 13 jul 2024, 10h27

Enquanto os profissionais têm uma visão mais restrita sobre a aplicação de inteligência artificial (IA) ​​no dia a dia das empresas, a pessoas em cargos de liderança sênior esperam uma adoção mais robusta dessa tecnologia. A análise é do relatório Futuro dos Profissionais 2024, da multinacional Thomson Reuters. Segundo o estudo, 45% dos executivos C-Level avalia que a IA já pode ser utilizada para produzir conteúdo consistente, com necessidade de apenas edição pelos profissionais humanos. Outros 28% dos profissionais consideram que a edição é necessária, mas o conteúdo produzido pela IA deveria apenas servir de base para o trabalho tocado pelas equipes. Metade dos executivos respondeu que utilizarão IA para produzir documentos iniciais ou básicos, mas que ainda precisarão fazer a maior parte do trabalho. A pesquisa da Thomson Reuters pesquisa contou com mais de 2.200 profissionais que trabalham nas áreas jurídica, tributária, e de risco e conformidade globalmente.

Os profissionais latino-americanos têm as perspectivas mais ambiciosas para a IA, antecipando um impacto maior e com um foco claro em novos modelos de negócios e inovação quando comparados com seus pares de outros países e continentes. Cerca de 87% dos respondentes da América Latina acredita que a inteligência artificial e a IA generativa terão um efeito significativo ou mesmo transformacional nos próximos cinco anos. Eles também veem a IA como uma força positiva (94%) — percentual que é superior ao da Europa (79%) e da América do Norte (74%). No entanto, 79% dos entrevistados latino-americanos consideram o seu ritmo de adoção da IA no ambiente de trabalho excessivamente lento, uma percentagem superior a de seus pares na América do Norte (24%) e na Europa (27%).

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.