Entenda como o Bayern de Munique alcançou lucro recorde de R$ 1,1 bilhão
Resultado mostra aumento de 11,3% em relação ao ano anterior e consolida domínio financeiro do clube bávaro; número de sócios-torcedores também bate recorde
O Bayern de Munique apresentou um balanço financeiro histórico na temporada 2024/25. O clube alemão registrou lucro de 187,8 milhões de euros, um crescimento de 11,3% em relação ao ciclo anterior. A receita consolidada também impressiona: 978,3 milhões de euros.
O presidente do conselho, Jan-Christian Dreesen, destacou que o resultado é reflexo de uma filosofia administrativa baseada em estabilidade e responsabilidade financeira, mesmo diante de um mercado de transferências cada vez mais inflacionado. Segundo ele, a prioridade do clube é manter a sustentabilidade: “Não gastamos mais do que ganhamos; essa postura faz parte da nossa filosofia e continuará a nos guiar nos próximos anos.”
Para Moises Assayag, sócio-diretor da Channel Associados e especialista em finanças no esporte, o Bayern é um exemplo de que sucesso esportivo e equilíbrio financeiro podem caminhar juntos. “O clube mantém uma gestão profissional, que bate as metas planejadas, não gasta mais do que arrecada e tem receitas diversificadas. Isso garante estabilidade mesmo em um mercado inflacionado e intrinsecamente volátil. Importante enfatizar que, culturalmente, o alemão não gosta de variações bruscas, nem para cima, nem para baixo, e procura garantir a estabilidade e a sustentabilidade no longo prazo sobre eventuais ganhos bruscos num determinado ano ou imediatos”, analisou Assayag.
O sucesso do clube alemão também reflete no número de sócios-torcedores ativos, que é o maior do mundo. São mais de 432 mil associados, número que supera o Benfica, clube português que era o primeiro da lista e foi o primeiro a atingir a marca de 400 mil sócios. “O grande número de sócios do Bayern reflete a forma como o clube se conecta com a sua comunidade. Quando há transparência, estabilidade e um sentimento de pertencimento real, o torcedor se engaja. O Bayern não vende apenas um programa de fidelidade, ele oferece participação em um modelo que gera engajamento no torcedor. O sólido vínculo emocional dos sócios do Clube garante a base de sustentação no longo prazo que, aliada à eficiência da gestão, sustentam a força comercial do clube e explicam por que ele cresce mesmo em um mercado tão competitivo”, concluiu.
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