Por que tarifaço e tensão entre STF e Trump podem reduzir PIB
Especialistas falam ao Mercado sobre nuvem de incerteza e possível desaceleração mais acentuada no crescimento da economia brasileira
Mercado | 22 de agosto de 2025.
As bolsas europeias e os futuros americanos são negociados em alta na manhã desta sexta-feira, 22. A embaixada dos Estados Unidos mandou um novo recado ao ministro Alexandre de Moraes. Em publicação nas redes sociais, o perfil oficial da embaixada afirmou que nenhum governo estrangeiro será autorizado a censurar a liberdade de expressão das pessoas e das empresas sob a jurisdição dos EUA em solo americano. “Nenhum juiz brasileiro, nem qualquer outro tribunal estrangeiro, tem poder para anular a Primeira Emenda”, escreveu o perfil no Twitter. Apesar de não ter mencionado Moraes, o recado veio depois de o ministro conceder uma entrevista à agência Reuters em que ameaçou punir os bancos que punissem cidadãos brasileiros com base em atos unilaterais estrangeiros e afirmou acreditar que as sanções contra si serão revistas pela Justiça americana.
Os grandes bancos brasileiros voltaram a cair na bolsa diante do impasse em relação à Lei Magnitsky. Em evento em São Paulo, o presidente Lula criticou os banqueiros brasileiros e classificou os americanos como arrogantes. “Não tem lugar nenhum do mundo que tenha a qualidade dos dentistas que tem o Brasil. Nem os Estados Unidos da América, com a arrogância deles”, disse. Lula afirmou que “os banqueiros não gostam que o governo gaste 400 bilhões de reais em políticas de inclusão social”. O governo viu a arrecadação de impostos com IOF subir 13% no último mês de julho depois da validação do decreto que aumentou as alíquotas do imposto. Já a arrecadação com bets subiu de 8 milhões de reais para 4,7 bilhões de reais em um ano.
Diego Gimenes entrevista Isaias Sznifer, sócio-fundador da Seneca Evercore. O especialista falou sobre o ambiente de negócios do país e afirmou que o apetite do setor privado para fusões e aquisições está menor diante das incertezas na relação entre Brasil e Estados Unidos. O economista Ian Lopes, da assessoria de investimentos Valor, também participa da edição e comenta sobre a possível desaceleração mais acentuada do ritmo de crescimento do PIB do Brasil em 2025. O VEJA Mercado é transmitido de segunda a sexta, ao vivo no YouTube e nas redes sociais, a partir das 10h.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do VEJA Mercado: