Em xeque: o questionamento de trabalhadores sobre fábrica da BYD na Bahia
A BYD anunciou investimentos na ordem de 5,5 bilhões

Em mais um capítulo da disputa acirrada pelo mercado consumidor automotivo brasileiro, o sindicato dos metalúrgicos de Camaçari divulgou uma nota na última semana mostrando preocupação de que a futura fábrica da BYD se transforme em um simples centro de distribuição de peças e de veículos produzidos na China e não no Brasil. “O que está em jogo é saber se Camaçari será, de fato, um polo industrial de produção de veículos, ou se correremos o risco de nos tornarmos apenas um centro logístico de distribuição de peças e veículos semi-montados”, diz a nota.
A BYD anunciou investimentos na ordem de 5,5 bilhões de reais ao longo do período de 2024 a 2030. No ano passado, a montadora recebeu incentivos para se instalar na Bahia.
As empresas automotivas anunciaram, juntas, investimentos na ordem de 106,4 bilhões de reais no período de 2022 a 2032. A liderança está com a Stellantis (32 bilhões de reais), seguido pela Volkswagen (16 bilhões de reais) e a Toyota (11 bilhões de reais). Destas, apenas a Toyota está construindo uma nova fábrica, situada em Sorocaba, e que deve estar pronta até o fim de 2026.