ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Desmonte do Ibama aumenta risco de impunidade a crimes ambientais, diz TCU

Tribunal aponta descompasso entre o número de autuações de novos processos e o ritmo de julgamentos

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 12h22 - Publicado em 30 ago 2022, 11h29

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Ibama identificou tempo excessivo para conclusão de processos administrativos e demora no sistema de notificação de multas. O trabalho apontou que há um descompasso entre o número de autuações de novos processos e o ritmo de julgamentos em primeira instância na autarquia. Segundo o tribunal, a lentidão na tramitação dos processos administrativos “amplia o risco de prescrição e impunidade”. A estimativa é de que 4.728 prescrevam em 2022; 16.705 prescreverão em 2023; e que serão outros 37.204 processos em 2024.

Os auditores apontam ainda que há desigualdade de desempenho do órgão nos estados. Minas Gerais conseguiu julgar em primeira instância 248,8% dos processos autuados em 2019, enquanto no mesmo período o Distrito Federal concluiu apenas 34,6%. O TCU fez recomendações e concedeu prazo de 60 dias para o Ibama elaborar um plano de ações, incluindo cronograma, definição dos responsáveis, prazos e atividades acerca das medidas a serem adotadas para engendrar a resolução dos problemas apontados pelo órgão.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.