Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Confiança em excesso pode induzir Lula ao erro, avalia diretor da Febraban

Autor de livro sobre a transição para primeiro governo Lula, João Borges aponta diferenças entre os mandatos do petista para a economia

Por Felipe Erlich 25 jul 2024, 14h26

Em seu terceiro mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está muito mais confiante do que quando chegou ao Executivo federal pela primeira vez, em 2003, e conta menos com os conselhos de aliados — um contexto mais propício para decisões equivocadas. A avaliação é do jornalista e diretor de comunicação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), João Borges, que é autor do livro “Eles não são loucos”, sobre o período de transição entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula. Na época, havia um grande temor por parte do mercado de que o governo petista não saberia tocar a economia do país. Borges afirma, inclusive, que o próprio Lula compactuava desse receio em alguma medida — e isso contribuiu para que o petista fosse cauteloso sobre qual seria o caminho a ser adotado por sua gestão. Passados mais de 20 anos, hoje Lula está seguro — talvez até demais — de sua habilidade para comandar o país e as contas públicas, segundo Borges. “As pessoas, não só na política mas na vida pessoal, tendem a errar mais quando estão mais seguras”, disse em evento da Warren Investimentos, na terça-feira, 24. “Talvez ele (Lula) esteja menos permeável a ouvir coisas que não são a primeira opção dele”. O chefe da comunicação da Febraban argumenta, contudo, que o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, foi capaz de convencer Lula a adotar uma postura de mais cautela em algumas situações, como no caso de suas falas sobre responsabilidade fiscal, que mexem com a cotação do dólar.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.