Como Itajaí quer desbancar Santos como principal destino de cruzeiros
Com investimento de R$ 400 milhões em píer e shopping náutico inédito

A temporada 2024/2025 de cruzeiros no Brasil registrou números expressivos, com mais de 200 roteiros e a oferta de 862 mil leitos, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que cada cruzeirista gera um impacto econômico médio de R$ 668,91 nas cidades de escala e de R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque.
Atualmente, Santos (SP) lidera o turismo de cruzeiros no país, com cerca de 1 milhão de passageiros recebidos na última temporada, devido principalmente pela infraestrutura do terminal e pela variedade de atrativos turísticos na região. Enquanto isso, a cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, se prepara para uma nova fase no turismo de cruzeiros com a construção de um novo píer para atender à crescente demanda de passageiros.
Com investimento de R$ 300 milhões do governo federal, a obra será realizada até 2026 e corresponde à metade dos R$ 600 milhões destinados à modernização do Porto de Itajaí. A expectativa é que a nova estrutura aumente o número de escalas e consolide a cidade como um dos principais destinos náuticos do país.
Bem ao lado do píer onde os turistas irão desembarcar, será erguido o maior shopping náutico do Brasil, o Boulevard Marina Itajaí, que terá investimento inicial de R$ 100 milhões e será integrado à marina no centro da cidade, reunirá 120 operações, que incluem gastronomia, lazer e comércio. A inauguração está prevista para o verão de 2026/2027.