ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Carta de Bolsonaro feita por Temer, no fim, não surtiu efeito

VEJA Mercado: Ibovespa recua 7% no acumulado de setembro, dólar sobe 5,3%

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 set 2021, 19h58 - Publicado em 30 set 2021, 19h46

Se alguém achava que a tal Declaração à Nação do presidente Jair Bolsonaro logo após os atos antidemocráticos de 7 de Setembro fosse surtir efeito na bolsa, os números mostram que o mercado não embarcou com o presidente desta vez. O Ibovespa encerrou o mês de setembro com uma perda acumulada de 7%, na faixa dos 110 mil pontos — bem distante da máxima histórica de 130 mil pontos alcançados em junho. No trimestre encerrado nesta quinta-feira, 30, a queda é ainda maior, de 12%. Ainda que outros agentes, como a Evergrande e o minério de ferro, também tenham puxado o índice para baixo, o clima de desconfiança e cautela na economia brasileira se manteve mesmo depois do aceno de Bolsonaro ao mercado e ao Supremo. “A carta não surtiu muito efeito no final porque a bolsa seguiu em tendência de queda. Houve um acordo para a publicação da carta, mas o cenário macroeconômico não mudou e os problemas de sempre, como juros, inflação, precatórios e Bolsa Família, seguem sem solução”, diz Roberto Attuch, CEO da Ohmresearch.

Enquanto isso, o mercado de juros futuros no país disparou, e o DI para 2031, por exemplo, já passa de 11%, ofuscando a atratividade da bolsa. O dólar valorizou 5,30% no período, e fechou o mês a 5,44 reais. No exterior, as bolsas também enfrentaram um setembro difícil em função da incerteza em relação à Evergrande e ao programa de retirada de estímulos da economia americana, que deve terminar antes do previsto e afetar os juros por lá. Índices como Nasdaq e Dow Jones recuaram entre 4% e 5% no mês, mas seguem próximas de suas máximas históricas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.