Campeão brasileiro, Tupi pode ir à falência — por pedido de credor
Clube mineiro está em recuperação judicial desde dezembro de 2024; dívidas somam 20 milhões de reais

Campeão do Campeonato Brasileiro Série D em 2011, o Tupi Football Club, de Juiz de Fora (MG), pode fechar as portas. Fundado em 1912, o clube entrou em recuperação judicial em dezembro do ano passado, mas a ACTS do Brasil Ltda, empresa com mais créditos quirografários do Tupi, pediu a extinção do processo e a declaração de falência da agremiação. A dívida do clube é de aproximadamente 20 milhões de reais.
A ACTS diz que o clube dilapidou seu patrimônio ao longo dos anos, realizando transações imobiliárias com pessoas ligadas à agremiação, como, por exemplo, a venda de salas comerciais por valores abaixo de mercado para indivíduos que possuíam débitos junto ao clube. A ACTS também diz que o Tupi apresentou contabilidade irregular e não cumpriu os ditames da Lei de Falências. A ACTS é representada pelo GVM Advogados.
(ATUALIZAÇÃO: Em nota, Tiquinho, presidente do Tupi, diz que “a nossa gestão trabalha com total transparência e compromisso com a história do Tupi. Estamos focados na recuperação financeira do clube para garantir um futuro sólido e sustentável. Seguimos confiantes de que, com o apoio da torcida e dos envolvidos no processo, o Tupi sairá ainda mais forte deste momento desafiador”)