Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Bolsonaro mudou de opinião quanto à privatização da Ceagesp

Em discurso na semana passada, presidente disse que "nenhum rato vai sucatear para privatizar pros seus amigos", mas não foi sempre assim

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 13h42 - Publicado em 22 dez 2020, 17h02

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro flertou com suas origens estatistas em discurso na Ceagesp, a central federal de distribuição de alimentos em São Paulo. “Aqui, quando se fala de privatização, quero deixar bem claro. Enquanto eu for presidente da República, essa é casa de vocês”, afirmou o presidente. “Nenhum rato vai sucatear para privatizar pros seus amigos”, continuou. Mas nem sempre foi assim. Em janeiro de 2019, o presidente recebeu o governador de São Paulo, João Doria, para dar vazão ao fechamento do entreposto. A ideia original era arraigar investimentos imobiliários privados na região.

Na ocasião, Bolsonaro gostou da ideia. O então secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, encomendou estudos da viabilidade do encerramento das atividades da Ceagesp junto ao BNDES e ao escritório de advocacia Vieira Resende e a Plural Investimentos. Desde a saída de Mattar, dizem técnicos da equipe de Doria, o que eram discussões de viabilidade viraram assunto da política. Os estudos devem ser entregues ao Ministério da Economia em breve. Resta ver o que fará o ministro Paulo Guedes com os documentos em mãos.

Enquanto isso, o secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, aperta o cerco para que o entreposto seja fechado ou, ao menos, otimizado. Ele prepara junto à sua equipe um aperto na fiscalização sanitária da Ceagesp e um escrutínio dos contratos e condições trabalhistas e logísticas do entreposto.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.