B3 lança dois índices derivados do Ibovespa
Um deles, o Ibovespa B3 Estatais, terá IBEE como código na bolsa e será dedicado exclusivamente a replicar o desempenho das companhias estatais

A B3 informou hoje o lançamento de dois índices de mercado. Um deles, o Ibovespa B3 Estatais, terá IBEE como código na bolsa e será dedicado exclusivamente a replicar o desempenho das companhias estatais do Ibovespa. Já o outro, com código em bolsa IBEP, vai replicar o desempenho apenas das companhias privadas que integram o indicador. Na largada, o IBEE terá sete ativos de seis empresas e o IBEP terá 79 ativos de 77 empresas.
Segundo a B3, a inclusão, retirada ou ponderação de pesos dentro de cada índice seguirá as regras já praticadas no Ibovespa. A definição de empresa estatal ou privada segue os formulários cadastrais de cada companhia. Se houver mudança na estrutura societária que torne mude o modelo da companhia, ela deixará de integrar o índice na revisão quadrimestral seguinte.