As novidades do setor aéreo e o balanço da JHSF do Catarina Aviation Show
Augusto Martins, CEO da JHSF, falou ao Radar Econômico e destacou os principais números do evento

A JHSF, empresa brasileira que atua nos setores de shopping centers, incorporação imobiliária, hotelaria e gastronomia, é uma das principais organizadoras do Catarina Aviation Show, uma das principais feiras de aviação. O evento conta com participação da Embraer, Gulfstream e outras marcas. Augusto Martins, CEO da JHSF, falou ao Radar Econômico e fez um balanço do evento. “O Catarina Aviation Show se consolidou como o maior e mais importante evento de aviação executiva do Brasil, pois além de reunirmos os principais fabricantes de aeronaves, oferecemos experiências que vão além e surpreendem o público de alta renda”, disse. A seguir, trechos da conversa com Augusto Martins:
Como o senhor avalia o Catarina Aviation Show? O que JHSF preparou para o evento?
O Catarina Aviation Show está em sua 3ª edição e podemos dizer que é um sucesso – tanto de público quanto para o setor. É um evento já consolidado no calendário nacional de encontros de negócios. Mais do que apenas apresentar lançamentos do mercado de aviação executiva, o evento reúne novidades e exposição de supercarros com test drive, embarcações náuticas, gastronomia Fasano e experiências exclusivas de marcas internacionais. Aqui, aliamos experiências a negócios. É um lugar onde as pessoas vêm para, de fato, conhecer as novidades do mercado, mas também viver momentos únicos. Entre as novidades desta edição, temos exposição de embarcações náuticas e a ampliação de hangares de exposição – hoje, são três hangares, um a mais do que nas duas primeiras edições.
Qual a importância de promover um evento como o Catarina?
O Catarina Aviation Show se consolidou como o maior e mais importante evento de aviação executiva do Brasil, pois além de reunirmos os principais fabricantes de aeronaves, oferecemos experiências que surpreendem o público de alta renda, que é o foco central dos negócios da JHSF. O evento é um ponto de encontro de negócios e de relacionamento para este público, que tem muito interesse em tudo que é apresentado nos três dias de show.

Quais foram os principais anúncios?
Em termos de aeronave, temos o lançamento das aeronaves executivas da Gulfstream (G700), que já teve uma unidade vendida no primeiro dia do evento, e da Bombardier (7500), além de produtos exclusivos como as bicicletas de madeira da Andicrose, o primeiro carro voador apresentado no país pela GoHobbye e o avião de alumínio fabricado pela Junkers.
Qual a expectativa da JHSF para os próximos eventos desse tipo?
As expectativas são boas pois entendemos que o setor ainda tem muito a crescer. Por isso, a tendência é que o evento ganhe cada vez mais força. O Brasil tem a segunda maior frota mundial de aviões executivos, atrás apenas dos Estados Unidos, e São Paulo concentra 40% dos voos no país. No São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, temos capacidade de realizar 200 mil voos por ano e os números mostram que é um setor em expansão. Para ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2024, tivemos um aumento de 70% de movimentos e 67% no volume de abastecimento de combustível. Esse crescimento se deve principalmente ao atendimento 24/7 de voos internacionais. O SP Catarina Aeroporto Executivo Internacional é o maior em número de movimentos internacionais do estado de São Paulo e se consolidou no primeiro trimestre de 2024 como o segundo maior em movimentos domésticos, considerando os aeroportos de grande porte que atendem a aviação executiva.