Apesar de farmácias e vestuário, varejo projeta retração em outubro
Estudo aponta divergência setorial com moda registrando alta de 8,5% enquanto papelaria despenca 12,2%
O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a FIA Business School, divulga suas projeções para o desempenho do varejo em outubro de 2025. O estudo aponta retração de 1,31% no varejo ampliado comparado ao mesmo mês de 2024.
O varejo restrito apresenta perspectiva mais favorável, com crescimento projetado de 0,36% na comparação anual. No acumulado do ano, enquanto o varejo restrito mantém alta de 1,56%, o ampliado acumula queda de 0,38%, refletindo o peso negativo dos segmentos de veículos e materiais de construção.
O setor de tecidos, vestuário e calçados lidera as projeções positivas com crescimento de 8,52%, beneficiado pela proximidade das festas de fim de ano e renovação sazonal do guarda-roupa. Artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria mantêm trajetória sólida (+2,60%).
Em contraste, livros, jornais e papelaria projetam a maior queda (-12,18%). Veículos e motos (-6,03%), materiais de construção (-5,58%) e móveis/eletrodomésticos (-3,01%) sofrem com juros elevados e restrição creditícia.
As reações de atrizes veteranas à fala de Regina Duarte na TV Globo
CCJ deu resposta imediata à decisão de Gilmar sobre impeachment de ministros do STF
Greve dos caminhoneiros é até agora um grande fracasso em todo o país
Ações da Anvisa proíbem suplemento de ora-pro-nóbis, vinagre de maçã e produtos com creatina
O que se sabe sobre a greve de caminhoneiros convocada para quinta-feira







