A privatizada Eletrobras entra no vermelho e frustra analistas
Companhia reverte lucro e reporta prejuízo no primeiro trimestre de 2025

A geradora e transmissora de energia Eletrobras registrou prejuízo líquido de 354 milhões de reais no primeiro trimestre de 2025. A companhia privatizada em 2021 obteve lucro de 331 milhões de reais no mesmo período de 2024. Os números definitivamente não eram esperados pelo mercado e as ações da empresa caem 4% no pregão desta quinta-feira, 15. Os dados mais fracos foram justificados por receitas menores no segmento de transmissão e por custos mais altos com energia comprada para revenda.
“O grande motivo para tal desvio aconteceu devido a estratégia mais agressiva da empresa em vender energia acima da sua capacidade de geração em meio a um cenário com diferenciação de preços de submercado, fazendo com que a empresa acabasse por ter que comprar energia a um preço mais alto para honrar contratos e vendas assumidas no período”, escrevem os analistas da Genial Investimentos em relatório enviado a clientes.
Apesar da queda nas ações, alguns analistas enxergam bons sinais advindos do balanço do primeiro trimestre. “A redução nas exposições do balanço de energia foi um desenvolvimento significativo durante o trimestre, concentrando-se especialmente em 2025 e 2026. Também observamos uma diminuição favorável no empréstimo compulsório durante este período. Além disso, a empresa anunciou que concluiu a venda de várias usinas termelétricas para o grupo J&F por um preço de 2,9 bilhões de reais”, escreveram os analistas da XP em relatório.