Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

A gigantesca contribuição que os bancos públicos podem dar ao governo Lula

VEJA Mercado: instituições têm excesso de capital regulatório

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 nov 2022, 12h09 - Publicado em 8 nov 2022, 12h06

O fortalecimento de programas sociais foi o principal compromisso do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral. Seja pela manutenção do Auxílio Brasil de 600 reais ou pela reconstrução de outros programas, como o Minha Casa, Minha Vida, ProUni e Fies, fato é que o novo governo vai precisar de dinheiro e, principalmente, de crédito para cumprir tais promessas. Segundo o Itaú BBA, os bancos públicos vão desempenhar um papel significativo no próximo governo. A história sugere que essa ferramenta é usada com mais intensidade quando as contas fiscais estão apertadas, como está previsto para 2023.

A novidade é que a saúde financeira das três maiores instituições públicas (Banco do Brasil, Caixa e BNDES) permite a injeção de uma quantia impressionante na economia. “Os três principais bancos públicos têm excesso de capital regulatório. Admitindo-se a necessidade de financiamento, os próprios índices de Basileia são suficientes para um crédito adicional de cerca de 2 trilhões de reais. Um efeito secundário de contas fiscais mais apertadas poderia ser uma tributação mais alta para o sistema financeiro. Ainda há muitas peças em movimento, mas, por enquanto, o setor que contempla banco e crédito de nossa cobertura provavelmente terá uma camada adicional de incerteza política”, afirma o Itaú BBA em relatório enviado a clientes.

Índice de Basileia nada mais é do que a relação entre o capital próprio do banco e o capital de terceiros — oriundo de captações — que será exposto a risco por meio da carteira de crédito.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.