A expectativa do encontro entre Brasil e EUA para tratar do tarifaço
Veruska Donato recebe economistas para analisar o cenário macroeconômico ao vivo no programa Mercado
A quarta-feira, foi do jeito que o presidente Lula gosta, no palco, com microfone na mão, provocações ao Congresso, e o anúncio de uma ótima notícia. É hoje, quinta-feira, segundo Lula, o aguardado encontro entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira e o secretário de estado americano, Maro Rubio. Vieira já está em Washington onde esperava a confirmação do encontro na agenda.
Na pauta, a sobretaxa aos produtos brasileiros nos EUA, Mauro Vieira espera avançar nas negociações, e ainda arrancar de Rubio a promessa de suspender a cobrança enquanto não chegam a um acordo, sugestão defendida pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin. O secretário, Marco Rubio, tem mantido silêncio absoluto sobre o encontro. A indicação de Rubio para as conversas, na semana passada, chegou a ser comemorada pela oposição e por setores da direita que esperam dele um negociador mais linha dura com o governo Lula.
É claro que ninguém que conhece de mercado internacional, e seus obstáculos, aposta todas as fichas em uma conciliação assim logo de cara entre os 2 países, mas o governo brasileiro tem alguma esperança de pequenas conquistas como a suspensão temporária da sobretaxa sobre os produtos nacionais, principalmente os mais consumidos pelos americanos como café e carne bovina. Se depender da animação do presidente Lula agora vai, o presidente brasileiros citou que houve não apenas uma “química” entre os 2 países, mas “pintou uma indústria petroquímica” com os EUA. Aguardemos.A
A apresentadora Veruska Donato recebe no programa Mercado desta quinta-feira o economista Pedro Ros, CEO da assessoria Referência Capital, analisa os impactos dessas notícias no mercado. André Perfeito, economista-chefe da APCE, comenta o alerta de Sam Altman, da OpenAI, sobre uma possível bolha da inteligência artificial. O Mercado vai ao ar de segunda a sexta-feira pelo VEJA+ no Youtube, nos canais da Samsung TV Plus e LG Channels e nas redes sociais de VEJA. Acompanhe!