Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

A análise do mercado sobre concessão do aeroporto de Congonhas

Para ex-diretor da Anac, certame envolvendo a concessão de aeroporto em São Paulo pode ser considerado uma vitória para o governo

Por Felipe Mendes Atualizado em 4 jun 2024, 12h28 - Publicado em 19 ago 2022, 10h28

Segundo maior aeroporto em movimentação de passageiros no país, Congonhas tornou-se um ativo cobiçado e extremamente importante para o setor aéreo. Nesta quinta-feira, 18, foi arrematado pelo grupo espanhol Aena, que promete investir cerca de 3,3 bilhões de reais em obras de manutenção no local nos próximos anos. Para o especialista em direito aeronáutico Ricardo Fenelon Jr, ex-diretor da Agência Nacional de Aviação (Anac), o certame, apesar de ter atraído poucos envolvidos, pode ser considerado um sucesso, uma vez que o ágio envolvido no negócio (231%) foi “surpreendente”.

“Congonhas é um aeroporto estrategicamente localizado no estado mais rico do país, um atrativo para o passageiro executivo, voltado a negócios. Antes da pandemia, a ponte aérea Congonhas e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, chegou a ser uma das mais rentáveis do mundo. É o principal aeroporto de voos domésticos do Brasil”, diz Fenelon Jr. “Mas ele tem uma capacidade de operação limitada, que é muito disputada pelas empresas ainda”.

Para ele, o maior desafio está relacionado à infraestrutura do espaço, uma vez que Congonhas fica localizado em uma área bastante adensada da capital paulistana. “A maioria dos aeroportos concedidos nos últimos anos tem bastante espaço para crescimento da infraestrutura, como a construção de novas pistas. Em Congonhas, não tem espaço para crescer. Esse é o maior desafio para a empresa que irá administrar o espaço a partir de agora”, afirma o especialista. “Mas, olhando para os valores envolvidos, eu digo que foi uma vitória tanto para o Estado como para a Aena”. Segundo a Anac, 22 milhões de pessoas foram transportadas via este terminal em 2019, ano antes da pandemia, e a estimativa é que possa passar para 30 milhões de pessoas, após a concessão. Fenelon não descarta a possibilidade de que obras de melhorias no local possam interditar o aeroporto por um curto período de tempo.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.