O número alarmante de empresas que pagam impostos além do necessário
434 das 546 empresas listadas na B3 fizeram algum tipo de aproveitamento tributário

Um estudo interno realizado pelo Grupo AG Capital, especialista em tecnologia e inteligência tributária para empresas, mostra que 434 das 546 empresas listadas na B3 fizeram algum tipo de aproveitamento tributário nos últimos cinco anos.
O número de quase 80% é alto, mas ainda está aquém da realidade do mercado. A avaliação da consultoria indica que cerca de 99% das empresas pagam mais impostos do que deveriam. Isso acontece devido a alíquotas e variáveis fiscais que estão em constante atualização, além de mudanças nas regras tributárias. Entre os principais fatores que geram pagamentos indevidos estão as verbas de caráter indenizatório, o RAT (Risco Ambiental do Trabalho), a inadequação do CNAE preponderante e a inclusão indevida de verbas não salariais na base de cálculo do INSS, como bônus e PLR.
A estimativa é que seja possível reduzir o custo tributário em até 30% por meio da compensação de impostos pagos indevidamente.