ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Mundo Agro

Por Marcos Fava Neves Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
De alimentos a energia renovável, análises sobre o agronegócio

Quais seriam os pontos fortes e os pontos de melhoria do agro?

Os principais aspectos para investir esforços e para serem solucionados visando desenvolvimento

Por Marcos Fava Neves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 ago 2024, 14h50 - Publicado em 8 ago 2024, 14h48

O objetivo deste artigo é apresentar uma lista resumo dos pontos fortes do agro e dos pontos de melhoria, para que possamos aproveitar mais das forças e ter projetos estratégicos para diminuir as fraquezas, ou pontos de melhoria.

Entre os pontos fortes, destacam-se de forma executiva e resumida:
• Força da pesquisa e desenvolvimento, com tradição dos cientistas brasileiros e suas instituições;
• Escala de dimensão do agro brasileiro com elevadas participações no mercado internacional;
• Tradição em muitas cadeias produtivas;
• Presença forte do cooperativismo;
• Força da representação política, principalmente no legislativo e suporte dado pelo setor via instituto pensar agro e outras organizações setoriais;
• Grande volume de áreas disponíveis em pastagens, tanto para trazer para a produção de grãos como para recomposição de florestas;
• Atual desvalorização da moeda confere força exportadora;
• Indicadores ambientais da produção brasileira, como a presença do código florestal, % de energias renováveis na matriz; % de uso de biocombustíveis; baixas emissões de carbono do brasil (menos que 2% da emissão mundial) e baixíssima emissão per-capita; entre outras.
• Algumas associações do setor com trabalhos e gestão excelentes;
• Índices de mecanização;
• Presença do jovem, juventude gerando start-ups e elevado índice de empreendedorismo;
• Idade média dos produtores no brasil;
• Presença e possibilidade de segunda e terceira safras na mesma área e no mesmo ano;
• Parte dos solos no país;
• Clima e presença/distribuição de chuvas em muitas áreas;
• Diversificação dos produtos da pauta (de fumo a celulose, de frango a frutas…);
• Alguns modais de transporte e os portos no arco norte;
• Investimentos privados na pesquisa;
• Presença grande dos biológicos, agricultura circular e regenerativa; a Inovações em produtos, marcas, embalagens e formas de marketing;
• Outros.

Entre os pontos de melhoria, ou de vulnerabilidade, quando comparados com concorrentes, destacam-se de forma executiva e resumida:
• Conectividade no campo;
• Logística ainda fortemente rodoviária;
• Profissionalização de um grande número de produtores;
• Imagem internacional;
• Pouco uso de mercados futuros e outras formas de proteção;
• Insipiência do seguro rural;
• Pouca cooperação entre cooperativas nas atividades em que se poderia ter trabalho conjunto, tais como esforços de logística e comercialização internacional;
• Volume e custo do crédito;
• Impacto da elevada taxa de juros no grande endividamento do setor;
• Gestão financeira em muitos produtores e empresas;
• Pouco volume de patentes conquistadas;
• Associação com o desmatamento ilegal e ainda titulação de terras;
• Lentidão dos órgãos nas questões regulatórias, como emissão de cadastro ambiental rural, programas de regularização, outorgas de uso da água e outros;
• Grave problema de segurança e criminalidade, assalto às fazendas, roubo de cargas;
• Custo e produtividade da mão de obra;
• Elevado custo da energia e combustíveis;
• Elevados custos do arrendamento;
• Associativismo em algumas cadeias produtivas e elevados conflitos entre os agentes;
• Elevados desperdícios em muitas atividades;
• Problema da comunicação insuficiente e imagem;
• Problema grave e que se agrava mais ainda a cada ano da armazenagem da safra;
• Outros.

Estas duas listas não são exaustivas, ainda existem muitos pontos fortes e pontos de vulnerabilidades (fraquezas) que precisam ser resolvidos, mas servem para iluminar ações para potencializar o uso dos aspectos fortes e principalmente, trabalhar para resolver as vulnerabilidades que drenam competitividade do setor.

Marcos Fava Neves é professor Titular (em tempo parcial) das Faculdades de Administração da USP (Ribeirão Preto – SP) da FGV (São Paulo – SP) e fundador da Harven Agribusiness School (Ribeirão Preto – SP). É especialista em Planejamento Estratégico do Agronegócio. Confira textos e outros materiais em harvenschool.com e veja os vídeos no Youtube (Marcos Fava Neves). Agradecimentos a Vinícius Cambaúva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.