
O presidente do Fed (Banco Central Americano), Jerome Powell, mostrou em pronunciamento nesta quarta, 16, em Chicago, que está onde sempre esteve em sua linha de atuação: no combate à inflação.
Mas ao dar essa declaração os mercados caíram. Por que?
Porque os juros estavam em queda e continuariam caindo não fosse a confusão que o presidente Donald Trump aprontou com a metralhadora tarifária para o mundo.
O Fed pausou as taxas em 4,25% a 4,5% e agora ele avisa que vai manter os juros onde estão. Alguns analistas acham que o FED pode até voltar a subir os juros.
Isso provocará um conflito com Donald Trump. Mais um. Powell foi indicado pelo republicano no primeiro mandato, mas depois entrou em conflito com o presidente e acabou tendo o mandato renovado por Joe Biden.
Hoje o presidente do Fed é um ponto de resistência na economia americana. Trump o acusa de atuar politicamente e ele continua agindo tecnicamente.
Estava conseguindo derrubar a inflação e agora os sinais são de alta justamente por causa das tarifas. Por todos os sinais que deu até agora, Powell não se deixará pressionar e permanecerá envolvido em manter a inflação no caminho da meta.
O risco inflacionário que estava sendo vencido só voltou ao cenário por culpa, como disse, da política tarifária de Trump.
Caso o conflito escale, e Trump tenha algum sucesso em avançar sobre a independência da autoridade monetária… bem, aí a crise global ficará ainda pior.